Terapia é algo importante para todos que queiram lidar com questões emocionais, familiares, dificuldades de relacionamento, questões relacionadas ao emagrecimento, traumas, transtornos e para autoconhecimento.

Mas olhar para si e para os aspectos que desagradam, não é tarefa fácil. É natural que as pessoas queiram enxergar apenas os seus aspectos positivos e colocar os defeitos, erros e egoísmo para debaixo do tapete. Tentar ser melhor para si mesmo e para os outros dá trabalho, requer esforço dia após dia para mudar os padrões de comportamentos e emoções.

Por isso, tem muita gente que foge da terapia e vai procurar outros caminhos para resolver seus problemas psicológicos e geralmente, esses outros caminhos não resolvem.

E aí, a pessoa diz que não vai procurar um psicólogo porque a sua fé vai curar, porque a religião vai resolver. Pode ser que a fé de uma até cure mesmo, mas não será em todos os casos que irá funcionar.

Outros dizem que não procuram psicólogos porque preferem beber e esquecer os seus problemas, ou seja, deixar de lado nos momentos de embriaguez, e quando recupera a sanidade, os problemas estão lá, no mesmo lugar.

Outros vão seguir uma blogueira X que está no instagram, facebook, youtube, que passa dicas que vão ajudar a resolver os seus problemas emocionais, e com isso, você continua sem se tratar.

Outros procuram por um Coach. Eu sou coach, e como coach eu posso dizer: Coaching não é, e não pode ser tratado como terapia.

Livros de autoajuda ajudam muito, com certeza. Tudo é válido, mas não substitui a terapia.

É claro que é fundamental ter amigos. Amigos ouvem, apoiam você em suas dificuldades, mas não possuem a escuta de um terapeuta. Não possuem a técnica que um psicólogo possui, e um não substitui ao outro.

Além disso, há outras desculpas, tais como:

  1. Não tenho tempo
  2. Não me sinto bem em contar minhas intimidades para estranhos
  3. Não é todo dia que estou triste
  4. Tempo é o melhor remédio
  5. Não quero tomar medicamento (isso porque psicólogo não receita remédio)
  6. Ninguém muda
  7. Conheço pessoas que fizeram e não gostaram

Acredito que tudo ajuda quando uma pessoa busca melhorar, mas sejamos francos, se o seu problema é psicológico, está mais do que na hora de você aceitar isso, admitir, procurar ajuda e aí sim, resolver questões emocionais que atrapalham tanto a sua vida e o seu desenvolvimento pessoal e também profissional.

× Como posso te ajudar?